Infográfico: marketing digital de Deadpool

Deadpool

O filme Deadpool teve classificação indicativa “R – Rated” nos Estados Unidos, o que significa que é proibido para menores de idade e também restringe as formas de divulgação do longa. Por isso, os produtores tiveram que inventar sua própria estratégia de marketing digital. O personagem da Marvel é conhecido por sua falta de limites e perfil jocoso. A distribuição do longa é feita pela Fox.

O infográfico produzido pela Infobase Interativa (veja abaixo) mostra algumas das ações de divulgação do filme que utilizou plataformas pouco exploradas, como o aplicativo de namoro Tinder, e buscou gancho de datas comemorativas, como aniversário de São Paulo, para estar sempre por dentro do que se está sendo falado na mídia no momento. As redes sociais foram utilizadas para fazer brincadeiras e piadas com memes da internet, utilizando como referências a músicas de Wesley Safadão e MC Bin Laden.

De acordo com os dados reunidos para o infográfico, a estratégia diferenciada de divulgação do filme teve bons resultados: a arrecadação na primeira semana foi recorde, atingindo US$ 135 milhões.

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Via Meio e Mensagem

Estudo faz mapeamento das maiores marcas brasileiras no Facebook

Você sabe como as marcas brasileiras se comportam no Facebook? A agência It’s Digital fez um mapeamento de 1156 marcas ativas de 110 segmentos diferentes do mercado entre novembro de 2015 e janeiro deste ano. Os resultados foram muito interessantes, e mostram muitas carências no mercado de Redes Sociais, assim como o perfil do conteúdo que é mais comum aqui no Brasil. Vale a leitura!

Veja os gráficos a seguir:

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Via AdNews

WhatsApp é mais usado que Facebook no Brasil.

Segundo uma pesquisa feita pela Opinion Box, em Abril de 2015, WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil. Cerca de 86% dos proprietários de Smartphones no Brasil possuem o App instalado em seu aparelho.

No entanto, o WhatsApp é mais popular entre as mulheres, veja os resultados da pesquisa abaixo:

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Fonte: emarketer

10 estratégias infalíveis de marketing

Durante encontro do varejo, consultores revelam técnicas para seduzir clientes

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O consultor BJ Bueno, fundador da The Cult Branding Company (que tem entre seus clientes a Coca-Cola), e Dave Ratner, presidente da cadeia de pet shops Dave’s Soda & Pet City, se juntaram no palco da NRF na tarde de ontem para dar dicas de marketing aos varejistas. Segundo eles, existem dez maneiras infalíveis de conquistar novos consumidores.

1. Adote ações de marketing não-convencionais Em novembro do ano passado, a loja de departamentos Macy’s elaborou uma tática pouco ortodoxa: em vez de expor artigos tradicionais na vitrine de sua loja em San Francisco, colocou ali gatos e cachorros que esperavam uma adoção. O público adorou e fez fila, tanto para adotar quando para comprar. Esse tipo de medida faz com que as pessoas se apaixonem pela sua marca.

2. Coloque sua loja no mapa Utilize os mecanismos de busca de maneira inteligente. Cada vez que um usuário procurar sua loja, a primeira coisa que deve aparecer na tela é um mapa indicando sua geolocalização. É possível fazer isso gastando bem pouco.

3. Lance um vídeo viral Ninguém sabe qual a fórmula do viral, mas existem algumas boas pistas. Ele precisa ter humor; as cenas devem passar espontaneidade; e o conteúdo precisa provocar identificação com o cliente. Alerta: faça piadas com você mesmo ou com a empresa, mas jamais com o cliente. Se ofender alguém, o tiro sai pela culatra.

4. Use e-mail marketing Muitas pessoas consideram o recurso ultrapassado, mas a ferramenta funciona, desde que usada adequadamente. A Nike, por exemplo, manda e-mails personalizados, com produtos que interessam àquele cliente em particular. Detalhe: as mensagens devem ter como foco o relacionamento, e não as vendas.

5. Faça liquidações participativas Em vez de apenas comercializar produtos com desconto, ofereça algo a mais – se for uma loja de alimentação, forneça receitas, ou ensine a combinar vinhos e pratos. Se for de moda ou beleza, dê dicas de tendências. Faça o cliente sentir que está participando daquele momento especial.

6. Tire proveito dos blogs Encontre blogs com poder de influência relacionados à sua área de atuação. Procure blogueiros que sejam formadores de opinião e estabeleça parcerias. Dessa maneira, poderá atingir seu público de forma orgânica e eficiente. Existem agências digitais que ajudam na tarefa de encontrar a melhor mídia.

7. Invista na sazonalidade Aproveite um feriado, uma mudança de estação, férias ou datas marcantes para promover suas mercadorias. Se não há nenhuma data em vista, seja criativo e invente uma. Funcionou para o Alibaba, que inventou o Dia do Solteiro.

8. Aposte nos display ads Os anúncios que seguem o usuário onde quer que vá são ferramentas eficiente de convencimento. Se ele precisa do que você está oferecendo, vai acabar comprando. O único perigo é seguir a pessoa errada, que simplesmente digitou uma palavra sem querer.

9. Forme sua tribo Nada mais cativante do que fazer com que seu cliente acredite que faz parte de um grupo especial, com uniforme, gostos e hábitos próprios. A Ikea estimula seus compradores a usarem amarelo, considerada a cor da marca.

10. Promova ações sustentáveis Use seu ponto de venda para criar iniciativas que tragam benefícios claros para a comunidade – e mostre para os seus clientes que está fazendo o bem.

 

Fonte: Revista PEGN

5 dicas do que é vital medir nas redes sociais

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As mídias sociais são hoje um dos mais poderosos instrumentos de marketing online para a criação e manutenção de relacionamento e engajamento das marcas com seus públicos. Geram brand awareness e ainda podem contribuir fortemente para conversão e vendas.

Mas a quais indicadores ficar atento na hora de medir toda essa interação? O que de fato importa e o que não se pode deixar de fora?

Aqui 6 dicas para mensurar o que é preciso ser mensurado.

1. Nunca perca de vista o resultado de suas campanhas
As visitas geradas por campanhas são o resultado de suas ações de comunicação online nas redes sociais, suas campanhas de marketing, que levam tráfego para o destino que você planejou, seja uma landing page de uma promoção, seja o site da empresa, seja uma área de um portal de e-commerce. Se você usar as suas redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn para engajar seu público e colocar aí convincentes mensagens de ação, seu público vai agir e recompensar seus esforços. Ferramentas e métricas de acompanhamento dessas interações auxiliam a medir a eficácia de cada post, cada mensagem publicitária, cada conteúdo colocado nessas redes. Medir o resultado dessas campanhas permanentemente e mudar seu curso dependendo dos resultados, em tempo real muitas vezes, é um dos indicadores mais relevantes para suas ações em mídias sociais.

2. Quanto andam interagindo com sua marca?
As interações são o número de vezes e a frequência com que seu público interage com suas ações nas mídias sociais e são uma métrica diretamente decorrente das visitas geradas por campanhas (acima). Qualquer interação que ocorra é sempre bem-vinda. Mas é do conjunto de interações e principalmente da sua frequência e recorrência que virão seus mais relevantes resultados. Ao longo do percurso de sua presença digital nas redes sociais uma série de parâmetros vão sendo naturalmente criados. Esse histórico de seus consumidores é extremamente rico e contém as bases para acompanhamento de performance de suas ações. Um número alto de visitas, mas um número baixo de conversões não interessa. Um número baixo de visitas para um número alto de interações pode ser um resultado interessante para produtos e serviços premium, mas é sempre importante manter o índice de visitas crescente. Aumentar a um só tempo frequência e assegurar recorrência e conversão são chave para o sucesso neste indicador.

3. Eles estão acompanhando você, mas estão tomando alguma atitude?
A atitude efetiva e prática de seus usuários e consumidores nas redes sociais são um dos indicadores que você, definitivamente, tem que acompanhar o tempo todo. Porque veja, suas redes podem estar atraindo e até cativando um volume de público interessante, mas as ações que resultam em, por exemplo, compartilhamento das suas mensagens ou levam efetivamente a uma conversão são os números que acabam movendo o ponteiro de sua performance e de seus resultados. Nas redes sociais o compartilhamento é um importante indicador, porque as pessoas em geral costumam acreditar muito na opinião e nas indicações de seus amigos e seguidores. As comunidades com quem se relacionam. É desse volume de atitudes não meramente passivas, mas geradoras de novas internações que acabam por otimizar todos os seus parâmetros de sucesso. E, ao final, clicar em algo que seja de fato importante para o negócio, é tudo o que se deseja.

5. Seus cadastros estão sendo preenchidos?
Nas redes sociais você tem a oportunidade de ouro de conhecer em detalhes com quem sua marca está conversando e qual o perfil das pessoas que estão interagindo com ela, de alguma maneira. Trata-se de um dos maiores tesouros digitais de que as companhias podem dispor, os dados de cada internauta, seus hábitos e preferências. Isso pode ser obtido através dos tradicionais e altamente úteis cadastros que é sempre possível colocar na jornada dos seus usuários ou consumidores quando eles estão interagindo com sua marca nas redes sociais. Estimule fortemente o preenchimento desses cadastros com conteúdos relevantes para a vida do target que você pretende atingir, entregue a essas pessoas informações e serviços, promoções e brindes, em troca de dados cadastrais e de comportamento. Acompanhar esses dados e trabalha-los a favor de novas ações e interações é vital para seus resultados online.

6. Você não está sozinho, há quem possa ajuda-lo sempre
Redes sociais, como o nome claramente já define, são uma malha de conexões. Essas conexões podem se multiplicar e se expandir. E quanto mais isso acontecer levando sua marca de carona, melhor. Essa ampliação se dá de forma orgânica, através das trocas de mensagens e interações dos seus seguidores, fãs, seu público de um modo geral. Mas há pessoas mais especiais no emaranhado dessas redes, os evangelizadores. Eles são poucos em número, se comparados com o volume total de pessoas que se relacionam com sua marca, mas eles têm a capacidade de influenciar a multidão. São formadores de opinião, de alguma forma, e se eles aderem a sua causa, a causa da sua marca, aos seus propósitos e ofertas de valor, eles vão contar isso para muita, muita gente. Eles vão ajuda-lo na disseminação das suas mensagens e benefícios. Identifique-os online, ative-os permanentemente, converse com eles. Eles certamente recompensarão seus esforços.

Originalmente publicado em www.innovationinsider.com.br.