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As pessoas tendem a confundir “Estratégia de Social Media” com “ter uma conta da minha empresa nas principais redes sociais”.

No entanto, as estratégias de Social Media que dão resultados são aquelas que vão além da mera quantidade de curtidas na página ou nos posts, partindo para o planejamento de longo prazo, visando construir e nutrir comunidades de fãs em torno de uma marca, produto ou serviço.


Consumidores não prestam mais atenção em propaganda, mas procuram ativamente ouvir a opinião de outras pessoas (principalmente do seu relacionamento) sobre produtos e serviços que desejam consumir. Esta é a oportunidade perfeita para criar um ambiente onde as pessoas falam bem da sua marca. A “mina de ouro” hoje em dia não está mais na mídia paga, nem na mídia própria per si, mas na forma como as marcas utilizam estrategicamente essas mídias para atrair mídia espontânea.
 

Para isso você precisa:

  • Garantir a excelência do seu produto/serviço/atendimento – caso contrário, as pessoas usarão as redes sociais para falar mal da sua marca. Primeiro você precisa “ser”; depois “aparecer”;
  • Entender qual a personalidade da sua marca e criar o “tom de voz” que irá expressá-la na internet (será formal ou “informal”? Assertiva ou diplomática? tradicional ou “cool”?);
  • Criar uma linha editorial que servirá de guideline para a criação das pautas de posts;
  • Responder rapidamente às perguntas ou comentários deixados pela sua rede de fãs, sempre usando a personalidade e “tom de voz” da sua marca;
  • Levantar questões sobre temas cotidianos a partir do que as pessoas estão falando na internet (mas tome cuidado com os temas polêmicos). Pergunte a opinião dos seus fãs. Estimule a participação e diálogo (deles com você, e entre eles mesmos);
  • Utilize softwares para monitorar os comentários (para que todos sejam respondidos), medir engajamento dos seus fãs e extrair dados sobre eles.
  • Analise esses dados, faça ajustes na linha editorial, pauta de posts e na estratégia como um todo.

 

Entre em contato com a gente!
Teremos prazer em conversar sobre os cases da Sopa na construção de comunidades em torno de marcas! Deixo meu e-mail, para quaisquer dúvidas: fernando@sopadeideias.com.br

Forte Abraço!

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