fbpx

83af7336953610712db537d1ab1db5b6

Na maioria dos segmentos, encontrar um emprego é como procurar agulha no palheiro. Gerentes, diretores e departamentos de recursos humanos recebem inúmeros currículos e indicações diariamente. Para se destacar em meio ao “mar de ofertas” de mão de obra, a criatividade pode contar inúmeros pontos a favor dos profissionais que buscam colocação no mercado de trabalho.

No caso dos publicitários e dos designers, em que o poder de criação é o suprassumo de seu oficio, o desafio aumenta. Nesta semana, o Adnews publicou a saga de Marcelo Toro, um jovem que se vestiu de entregador e resolveu entregar seu portfólio em formato de pizza em 16 agências de São Paulo. Confira abaixo cinco maneiras criativas de tentar entrar no mercado de trabalho.

“Boneco-currículo”

Em busca de uma oportunidade, o paranaense Henrique Murate, de 26 anos, resolveu ser ousado. O jovem publicitário trocou o velho CV por uma espécie de “boneco currículo”. O objetivo? Além do impacto, mostrar de maneira lúdica as suas habilidades profissionais. Henrique fez 50 bonecos de 25 centímetros com o custo de sete reais cada e distribuiu nas agências

port

Currículo em formato de passaporte

Uma designer romena utilizar todo o seu poder de inventividade para atrair a atenção dos recrutadores. Miruna Macri montou um portfólio em formato de passaporte. A estratégia era “esquecê-lo” intencionalmente em agências de publicidade. A designer copiou minuciosamente todos os detalhes de um passaporte convencional, desde a fonte, passando pelo layout, até chegar ao número de páginas. O projeto que ela batizou de “Passfolio” deu certo. Depois da brilhante ideia, o desemprego da romena durou apenas 72 horas.

Portfólio em forma de pizza

Por que não começar a carreira com uma ação criativa? Foi o que pensou Marcelo Toro, de 21 anos, recém-formado em publicidade e propaganda. Em busca de um espaço para mostrar seu trabalho, o jovem desenvolveu um portfólio em formato de pizza, com uma caixa personalizada e os dizeres “delivery – coma com os olhos”. Para entregar o folder, que evidenciava as características de seu trabalho, Marcelo Toro também se vestiu a caráter, como um entregador convencional da famosa massa redonda.

port 3

port 2

Currículo em versão Super Mario Bros

O currículo do americano Robby Leonardi é um site com uma espécie de releitura do clássico game Super Mario Bros. Navegar pela página é bastante simples, basta clicar nas setas, tocar na tela touchscreen ou na rolagem do mouse. Na medida em que o personagem do jogo faz um progresso, também são revelados os detalhes da vida e experiência profissional do webdesigner. Você pode ver o portfólio clicando aqui.

Capturar

Curriculo em formato de caixa de leite

O designer Miguel Rato resolveu criar um currículo em forma de caixa de leite para tentar uma oportunidade na agência de seus sonhos: a Wieden + Kennedy de Londres. Confira o resultado:

83af7336953610712db537d1ab1db5b6

Via AdNews

Comente