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Confira ideias de embalagens que unem a forma ao conteúdo para fisgar os consumidores.

Energético

Parece uma embalagem de perfume, mas Gloji é uma bebida energética à base de “goji berry”, uma fruta exótica da China. A garrafinha em forma de lâmpada, arredondada e clean, tem tudo a ver com o slogan: “The Juice that makes you glow” ou “O suco que faz você brilhar”. A marca Gloji ganhou o primeiro lugar no concurso Pentawards de 2008.

 

Sucos realistas

Se todas as marcas juram que o seu suco é o mais fresquinho, como sair na frente? Colocando literamente frutas na caixa, pensou o designer japonês Naoto Fukasawa. É dele a assinatura das embalagens hiper-realistas de suco vistas na imagem a seguir. A ideia é que a textura de cada fruta seja transposta para o rótulo fielmente, imitando escala de cores das cascas.

 

Uma faca à mão

Para facilitar o uso de manteiga descartável, o designer coreano Yeongkeun teve uma ideia simples mas matadora: substituiu a tampa tradicional por uma em formato de faca. Com textura de madeira, a ideia é que o acessório  ajude a espalhar o produto de forma mais prática, afirmou o designer em seu site pessoal. Faixas coloridas para destacar os diferentes sabores de cada pote foram incluídas no protótipo.

 

Tea Shirts

Saquinhos de chá ganharam o formato de camiseta nesse projeto criativo e práticog. Cada cor de cabide representa um sabor de ervas diferente, e o pacote ganhou ares de um pequeno closet. E o principal: o arranjo facilita o ato de pendurar o chá na borda de qualquer xícara. A assinatura é do designer Soon Mo Kan.

 

Música

Como a maioria das boas ideias, a embalagem dos fones de ouvido Noté é bastante simples. O próprio corpo do produto é utilizado para formar o símbolo de uma nota musical.  Detalhe: a embalagem não usa plástico, e conta apenas com um fundo de papel imitando uma partitura. A assinatura é da designer Corinne Pant.

 

Lápis de queijo

Os Parmesan Cheese Pencils são lápis feitos com queijo parmesão.  Basta você escolher o seu sabor preferido (pesto, chilli, ou “truffles”) e apontar o lápis em cima do seu prato. No verso da embalagem, foram incluídas orientações com a a medida exata para cada porção – não em gramas, mas em centímetros. A criação é da agência alemã Kolle Rebbe, e os são vendidos apenas no país.

 

À prova d’água

Se os olhos enxergarm, fica mais fácil de acreditar, certo? O conceito está por trás da embalagem da marca de relógios suíços Festina, que colocou suas peças à prova d’agua num pacote cheip do líquido. O recado é direto: nosso produto é realmente confiável e resistente. A criação é da agência Scholz & Friends, de Berlim.

 

Escultura de sal

Mais parecida com uma escultura do que uma embalagem, a caixa de sais especiais Pinch foi criada para abrigar sais marinhos do mundo inteiro. “A ideia é unir a simplicidade com a complexidade, mais ou menos o mesmo conceito de um sal refinado”, afirmou em seu site o criador Evi Gerafi, estudante de design industrial israelense. Os pacotes individuais, quando encaixados, lembram a letra S.

 

Blood drink

Vigor e energia equivalentes a uma bolsa de sangue nova conectada em você. A ideia, bem direta, foi a inspiração para o energético cafeinado Blood, vendido nos Estados Unidos. A fabricante Harcos Labs promete até a textura semelhante à sangue de verdade, o que deixa a bebida com jeito de acessório para festas de Halloween.

Cerveja da guarda

O solene chapéu da Guarda da Rainha inglesa foi a apropriada inspiração para a cerveja Old Guard (Velha Guarda, em tradução livre). Além do acessório preto e das tradicionais roupas vermelhas, são as cores e formas dos bigodes de cada “soldado” que diferenciam tipos de fermentado.  A criação é do estúdio Viewpoint, na Rússia, que adaptou a bebida para venda em Moscou.

Despenteados

A lã da marca Rellena, da Alemanha, ganhou embalagens que brincam com o formato tradicional de novelos. Parte das linhas se transformaram na cabeleira de pequenos personagens masculinos: há o moreno, o grisalho de óculos, o ruivo e o loiro. Obra da Olgivy&Mather Frankfurt.

 

Nó na garganta

A marca suíça de pastilhas Ricola é conhecida por sua mistura de ervas que fornecem alívio para gargantas arranhadas. Nada melhor que convocar na embalagem seu principal público alvo, os músicos, de pescoços literalmente enrolados e prontos para o resgate. O slogan também ataca a rouquidão: “Desenrole sua voz”, aconselha.

 

Brilho no escuro

Apresentada no Milan Design Week deste ano, o protótipo Heineken Ignite é assinado pela fabricante de cervejas. A embalagem inclui iluminação LED e sensores que a transformam num objeto interativo por meio de conexão Wi-Fi. A ideia é que os produtos sejam distribuídos em tiragem limitada em festivais e raves patrocinados pela companhia.

 

Disfarce perfeito

Um vinho disfarçado de leite, para quem prefere andar por aí sem chamar atenção. A criação é do Ampro, estúdio romeno especializado em design de embalagens, e foi bolada como brinde para sua clientela, nem sempre autorizada a receber a bebida alcoólica de presente. A embalagem imita uma tradicional garrafa de leite feita de vidro, mas quem olhar bem de perto poderá ver a palavra Wine (Vinho) espelhada no rótulo escrito Milk (leite).

 

Sem barriga

A lata da Budweiser perdeu a barriguinha de cerveja nesta edição especial criada para o mercado americano em maio. O redesign é “acinturado” no meio, imitando a forma do gravata-borboleta do logotipo da empresa. Por causa do formato diferenciado, a lata armazena um pouco menos de conteúdo – em torno de 330ml ao invés dos tradicionais 350ml.

 

Fast fruit

Premiada com o “Design and Design Internacional Award” em 2012, a embalagem do produto Quick Kiwi também aposta no realismo. Cada potinho contém a metade de uma fruta. A ideia é que a tampa da embalagem retrate exatamente o seu conteúdo, explicou o criador sul-africano Marcel Buerkle em seu site. No logo da criação, a letra Q é formada por um recipiente redondo cortado por uma colher.

 

Da natureza

Para destacar a linha de acessórios de cozinha da dinamarquesa Scanwood, a embalagem do produto decidiu dar ênfase à origem dos produtos, feitos de madeira. A haste de cada objeto aparece plantada na grama, com direito a ramificações de raízes.  A ideia é dar ênfase ao processo sustentável de fabricação, destacou a empresa. O projeto ainda foi indicado ao prêmio Creative Circle Award.

 

Para comer

A rede de fast-food Bob’s decidiu distribuir, em dezembro de 2012, embalagens de sanduíches comestíveis em seus restaurantes por um dia em São Paulo. Quem decidiu aparecer por lá nem precisou tirar o papel do hamburguer para matar a fome. A ação “Não precisa se controlar”, criada pela agência NBS, usou ingredientes comestíveis para reproduzir uma imitação do papel branco e vermelho que tradicionalmente é usado para cobrir o sanduíche.

 

Leite de soja

O leite de soja “Soy Mamelle” fez um trocadilho com as vacas, origem do leite natural, em sua embalagem. O leite vem dentro de recipientes de plástico mole que imitam tetinhas de vacas com manchas verdes. As folhas na tampa indicam que é um produto natural. A estratégia foi da agência russa Kian.

 

Para descascar

Uma garrafa que na verdade é uma fruta no ponto. Essa foi a ideia por trás da edição comemorativa da vodka Smirnoff Caipiroska, com texturas de limão, morango e maracujá, e cujas embalagens apenas saiam se fossem desenroladas. A criação, da JWT, levou o primeiro lugar no The Dieline Package Design Awards 2012.

Fonte: Revista Exame

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