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O bom em se começar um negócio é estar com tudo pronto. Loja preparada para receber os clientes, estoque completo e funcionários devidamente capacitados. Mas antes de fazer a inauguração você já preparou a identidade visual da sua empresa?

Muitos empreendedores lembram-se de tudo na hora de montar um negócio, mas acabam esquecendo do mais importante, aquilo que ficará gravado na cabeça dos seus clientes, a identidade visual.

É preciso entender muito bem o espírito do negócio e do público-alvo para traduzi-lo em imagens que a representarão. Lembre-se: identidade visual não é apenas o logotipo da empresa, vai desde as cores, a tipologia e os tipos de linhas até texturas, sons e cheiros que seu produto ou loja possam ter.

Veja na lista abaixo, qual o efeito que cada cor exerce sobre as pessoas e qual delas se encaixa no seu negócio.

Azul

É a cor dita como preferida pela maioria das pessoas no mundo. Sua ligação natural a elementos como céu e mar conferem a ela serenidade e universalidade. Está ligada a temas como confiança, responsabilidade e segurança, além de tranquilidade.

Vermelho

Força, sensualidade, paixão, perigo, agressividade: sempre temas fortes. Estudos indicam, inclusive, que a visão da cor estimula reações cerebrais e corporais, como a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração.

Verde

Saúde, natureza e riqueza são temas frequentemente relacionados ao verde.

Amarelo

O amarelo é universalmente associado a um elemento forte: o sol. Por isso é vinculado a sensações como calor, alegria, otimismo e claridade. E também está ligado ao dinheiro.

Laranja 

Uma cor bastante viva e em certo aspecto até infantil – é a preferida de muitas crianças. Remete à exuberância, diversão e vitalidade.

Roxo

Dosa a força e a paixão do vermelho com a tranquilidade do azul. Vincula-se a temas como sofisticação, espiritualidade, dignidade e mistério.

Rosa

Sim, o rosa é naturalmente feminino. Mas seu impacto varia bastante conforme a tonalidade: tons mais fortes de rosa evocam diversão, juventude e energia. Já os mais claros têm um ar romântico e suave.

Marrom

Pode ser ligado à simplicidade, durabilidade e estabilidade, mas só se for muito bem usado. Seu uso é pouco recomendado na publicidade, já que é muito associado à sujeira e negatividade.

Preto 

Ao mesmo tempo em que é uma cor extremamente negativa, vinculada a temas como a morte, é também clássica e forte. Bem usada, carrega seriedade, poder, sofisticação, elegância e sedução.

Branco

Uma cor clean e básica. Remete à simplicidade, clareza e pureza.

Fonte:
Luciana Araújo

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