Intervenção urbana – Banksy da Bulgária: Superman?

É um pássaro? É um avião?

Não! É o Superman e uma espécie de Liga da Justiça… pintados em estátua da Guerra Soviética pelos Banksy da Bulgária.

 

Superman

Um artista desconhecido - apelidado de Banksy da Bulgária, ocupou-se destas pinturas em Sofia, na Bulgária. Estão inclusos o Papai Noel, Superman e Ronald McDonald.

Há vinte anos você teria sido baleado por pisar muito perto deste monumento em Sofia, na Bulgária.

 

Mas após a queda do Muro de Berlim, estátuas comemorando o regime comunista parecem ser palco para os grafiteiros do antigo bloco soviético na Europa Oriental.

Um artista anônimo transformou soldados russos do Exército Vermelho de um monumento na cidade de Sofia, na Bulgária, em super-heróis populares e personagens de desenhos animados.

 

Exército Vermelho

Monumento do Exército Vermelho, símbolo do regime comunista, vira palco para "obras de arte" de grafiteiro búlgaro.

No centro do palco está o Superman com seu brasão, capa vermelha e roupa azul. À esquerda está o Papai Noel e à direta, Ronald McDonald, o mascote do McDonald. O coringa também faz uma aparição.

 

Abaixo da “obra de arte”, o grafiteiro pintou “Movendo-se com os tempos”, tem tinta preta-búlgara. Este ato de “vandalismo artístico” apareceu na manhã do dia 17 de junho, mas ainda não está claro quem está por trás disto.

O monumento gigante foi construído para comemorar o 10º aniversário da Libertação Rússia da Bulgária, em 1944. É considerado como o principal exemplo do forte realismo-socialista do período. O destaque principal vai para um soldado do Exército Vermelho no topo de uma coluna.

 

Exército Vermelho
Exército Vermelho

Fonte: DailyMail
Por: Emily Allen

 

Comente!

comentário(s)

Comentários